quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mentiras no Amor

O que você não deve fazer, se já desconfia que o outro mente: - confiar cegamente no que ele diz. - aceitar o fato de ele ter sempre uma desculpa para não apresentar você aos amigos ou à família. - não conhecer o endereço dele e nunca ser convidada a ir lá. - não ter o telefone da casa dele. - aceitar as opiniões do parceiro incondicionalmente. - fazer vista-grossa para as incoerências dele ou, o que é pior, tentar justificá-las. - queixar-se para os amigos dele e ficar checando o que ele diz por trás.


Não há razões para acreditar que todos os homens mentem. Muitos falam a verdade e detestam quem foge dela. A psicóloga americana Dory Hollander concluiu que a mentira masculina tem um perfil determinado. Quando um homem é mentiroso, geralmente mente sobre:

- seus sentimentos – seja sobre o que sente por si mesmo (no caso de não ter uma boa auto-estima) ou sobre o que sente por uma mulher (se estiver muito envolvido ou se quiser apenas sexo). O homem inseguro mente para não se sentir vulnerável.

- seu passado – eles preferem não confessar os momentos ruins que já tiveram e se esforçam para passar uma imagem de fortes.

- sua insatisfação – quando se trata do lado profissional, eles optam por não pensar ao estão no local do trabalho. Mas se a insatisfação tem relação com sua vida afetiva, eles preferem, de modo geral, fugir da realidade para não precisar discutir a relação.

- seu dinheiro – quando têm uma conta gorda no banco, costumam mentir para ter segurança de que a parceira o ama de verdade, e não por interesse. Se têm problemas financeiros ou uma conta bancária muito baixa, podem mentir para não se sentirem diminuídos ou rejeitados.

- suas façanhas sexuais – eles ainda acreditam que, para serem apreciados na cama, devem dizer que dormiram com muitas mulheres.

- o interesse em se envolver – seja para levar uma mulher para a cama ou mesmo para não ficar constrangido diante dela, o mentiroso sempre jura amor eterno, casamento, e inventa uma paixão que não sente.

- sua sobriedade – se tiver vícios, ele só admitirá a verdade no momento da internação. De modo geral, se a situação não chega a um limite intolerável, eles mentem para não serem recriminados ou reprimidos. Acham sempre que estão no controle da situação, até chegarem a um estado crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário