segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Amor e a Manipulação (4)

As pessoas manipuladoras agem atacando os outros, para justificar sua opinião. -desprestigiando-as em público. - permanecendo em silêncio ou dando ares de desinteresse. - mostrando-se impaciente, dando a impressão de que quer que as visitas se retirem o quanto antes. - escapando da presença dos amigos, indo, ostensivamente, fazer outra coisa em vez de compartilhar com eles.

Segundo Isabelle Nazaré Aga, na maioria das vezes, a contra manipulação é verbal. Pessoas indiferentes às tentativas de manipulação de alguém (ou às provocações) são as que conseguem não entrar do jogo do manipulador. Ameaças, ataques, críticas ou qualquer outro meio de desestabilização emocional não detonam medo, desconforto ou intimidação em pessoas que não se deixam abater por estímulos negativos. Ou serão aquelas que aprenderam a se defender por terem convivido com manipuladores.

Estes, aliás, se afastam rapidamente de gente que escapa ao seu poder. Para o manipulador é fundamental sentir-se superior e no controle da relação, o que não acontece quando alguém não reage às suas provocações. Diante disso, é bem provável que, quando um parceiro manipulador percebe que o manipulado começa a agir diferente e já não entra no seu jogo como antes – comece a pensar em se afastar. Esta é uma idéia que se fortalece, à medida que o comportamento do outro se cristaliza. É preciso ter em mente que é impossível despertar amor verdadeiro num manipulador ou ser feliz ao lado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário