terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Crescer e aceitar Desafios (1)

A vida pode ser muito simples. Por vezes, nós a complicamos, sendo responsáveis pela maioria das situações que nos afligem. Nunca é tarde para mudar. Não pregamos nenhum voto de austeridade ou pobreza. É preciso esforçar-nos para ser tudo que desejamos, para fazer de nosso mundo algo melhor, onde possamos viver e crescer com alegria, para levar uma vida mais confortável e satisfatória. Só não devemos permitir que isto nos domine e seja a determinante de nossas maiores preocupações. E, quando isto estiver a ocorrer, dizer a nós mesmos: “simplifique”!

Caso isto não ajude, permita por algumas horas, ou alguns dias, dispor de uma sadia irresponsabilidade. Volte a descobrir a criança que estará sempre em cada um de nós. E, com os olhos dessa criança, que nunca morre, sinta-se leve e solto para curtir cada momento. Assim vivem aqueles que alcançam a longevidade. São sábios porque souberam dosar suas forças. Souberam tirar da vida as lições sobre evitar desgastar-se em vão. São os que ouvem muito e falam quando os solicitamos. E, não por acaso, nos ensejam portarem grande sabedoria.

Hoje as mudanças ocorridas colocaram homens e mulheres em pé de igualdade. Fomos forçados a reconhecer que a mulher tem direito ao sucesso, ao crescimento, ao uso de sua plena criatividade, e que, para as que assim desejam, existem desafios antes delas desconhecidos. Mas isto as surpreende também. Ainda convivem com o aprendizado desta nova realidade. Por um lado encontram grandes alegrias na liberdade que desfrutam e no respeito que inspiram. Por outro, descobriram que parte desta nova divisão de “funções” as sobrecarregou, porque falta aos homens apreenderem sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário