quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mulheres Adultas (8)

O poder feminino incidia, no passado, sobre pontos vulneráveis dos homens, com a recusa do sexo, por exemplo, ou negando o apoio afetivo mais consistente em um momento de fragilidade. Nos tempos atuais busca-se uma relação mais igualitária, de direitos equivalentes, em que o entendimento, o respeito e o acordo visam permitir conviver com as diferenças natas dos seres. Alcançamos já este estágio, ou ainda persistem as tentativas de manipulação? Muitas vezes, o controle pelo desempenho se transferiu para um controle através do discurso.

A vontade de fazer prevalecer os próprios desejos e pontos de vista é parte do ser humano, e impulso natural deste. Assim, o que poderia, na maioria das vezes, ser apenas uma ponderação que visa chegar a um acordo, descamba para tentativas de imposição. Raciocínios estapafúrdios, tons de voz impositivos, ameaças veladas, sutis culpabilidades, são formas de pressionar os parceiros na tentativa de mudar seu juízo, mas que resultam, inevitavelmente, em conflitos.

O que é pressão e o que é apenas força de expressão? Entre ambas há diferenças bem sutis. Estas diferenças ficam mais sutis ainda quando dependendo do momento psíquico por que passa o casal. Por se tratar de terreno fluido, de “areia movediça”, importante que percebam, os dois, a complexidade da situação vivida, para não se deixarem levar pela sensação de estarem manobrando ou sendo manobrados, nem escondam de si mesmos as chances de estarem a, de fato, tentar fazer isto.

Em suma, reservem já o próximo sábado. Para quê? Logo se verá. Para andar um pouco, para tomar sol, para dançar sob música adequada, sob luzes suaves ou na penumbra, para um jantar especial, para um passeio há tempos não efetuado, para um cinema, para tomar um vinho, para jogar conversa fora, para deixar-se levar pelo improviso, para fazer afagos especiais, para avaliar as fantasias de cada um, ou simplesmente realizá-las. A imaginação é o limite, e como imaginação não tem limites, certamente terão um bom sábado pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário