quarta-feira, 11 de março de 2009

Mentiras no Amor (4)

Não existe mentiroso perfeito, nem mentira que jamais é descoberta: tudo depende da perspicácia de quem está do outro lado. Se você prestar atenção nas atitudes, nas conversas, nas histórias e até mesmo em pequenas situações do cotidiano, irá surpreender o mentiroso em plena ação.

As principais características de pessoas que não falam a verdade são:
- entrar em contradição – ele se “esquece” de certos detalhes ou chega ao cúmulo de contar a mesma história com detalhes completamente diferentes - esquece de afirmações que fez – isso se deve ao hábito de dizer que disse o que não disse, ou vice-versa - não apresentar o namorado para a família ou aos amigos – o motivo é evitar que alguém fale algo, que contradiga as mentiras que inventou - ter um tratamento desrespeitoso da família ou dos amigos - por já estar desmoralizado diante deles - tornar-se agressivo quando colocado contra a parede, afinal, sente-se acuado - distorcer as situações – se você aponta a mentira, ele se faz de ofendido e inverte o jogo dizendo que o problema está em você - não esconder de você que, às vezes, mente para as outras pessoas, quase sempre, para se dar bem em algumas situações.
Mas, deixa claro que, para você, não mentiria jamais!

Então, como se defender da mentira? É fundamental não fechar os olhos para a realidade: os mentirosos estão por aí e é preciso estar atento, porque pode haver alguém por perto, querendo enganar a pessoa de boa-fé. Deixar-se envolver por mentiras e depois dizer que “nunca percebeu nada” também não é verdade. Observe os detalhes, pois é, principalmente, aí que quem mente costuma se trair.

Lembre-se: quem mente em situações pequenas, também mente nas grandes. Por isso, atenção: - não desista dos seus valores e padrões de conduta - combine com o parceiro fazer da honestidade uma prioridade na relação - fique atenta ao comportamento e às palavras dele. Quando as palavras e os atos não estiverem de acordo, fique com a verdade das atitudes. O comportamento de alguém fala por si - se desconfiar que ele está mentindo, cheque a verdade. Mais terrível do que se defrontar com a realidade, é viver uma vida de mentira - conscientize-se de que você não conseguirá mudá-lo - confronte a mentira e assuma uma posição coerente com os seus sentimentos mais verdadeiros. Não se deixe pressionar, nem tome qualquer atitude para agradar os outros. Você é responsável pela sua vida. Ouça a sua intuição.

Muitas vezes, aquele sentimento inexplicável, que surge como um relâmpago, está trazendo uma mensagem preciosa. Aprenda a reconhecer quando isto acontece. Saiba desistir do relacionamento se ele for fundamentado na mentira. De que adianta viver uma ilusão, sem saber o que esperar do parceiro? Esse tipo de situação provoca estresse e insatisfação que podem levar a outros estados mais dolorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário