segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Esposas e Maridos: amantes? (2)

Uniões que duravam para sempre, na geração de nossos avôs, têm vida cada vez mais breve. Falta de intimidade, pouco ou nenhum diálogo, tédio e dificuldades do cotidiano, acabam com as expectativas da felicidade a dois e abrem espaço, muitas vezes, para a chegada da(o) amante. A verdade é que, no complexo universo da vida, existem muitos mistérios. Casais permanecem juntos por conveniências diversas, por medo de tomar uma atitude, ou mesmo por inércia.
Sem emoção e cumplicidade entre os parceiros, o casamento se transforma num contrato a ser cumprido, onde as partes já não se dão ao trabalho de perceber os sentimentos e desejos do outro. Faltam amor e sabedoria na receita desses casamentos, onde os ingredientes colocados na relação não satisfazem às expectativas da vida a dois. Este quadro de frustrações, ressentimentos e falta de comunicação é o cenário perfeito para a chegada de outra pessoa.
Há, entretanto, formas de reconquistar o amor e voltar a viver bem. Disponíveis ou não, outros poderão oferecer alegria, diversão, e até o sexo, sem os compromissos que existem no cenário doméstico. Mas, a reconquista é sempre possível. Porque se - o homem ou a mulher - desejassem outra pessoa para compartilhar a vida, os tornariam seus companheiros, e não estabeleceriam uma relação passageira. É preciso então que, de fato, se tenha interesse em viver em paz, com harmonia e entendimento, sem culpas ou responsabilidades.
É, buscando novas posturas, mostrar, cada um, com total franqueza, quais são suas expectativas com relação ao parceiro, estando aberto para também tentar atender às do outro. É estabelecer um recomeçar, avaliando falhas e esquecimentos. Acima de tudo, admitindo que a vida terá levado o casal a "esquecer" de pensar um no outro. O conhecimento e a consciência de tudo de bom que já se viveu junto - se ainda existirem a confiança, o respeito e a admiração - irão servir para um novo e salutar ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário