segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Amor como algo maior - Parte 5

Quem ama não aponta defeitos ou imperfeições do outro, mas ajuda a reduzi-los ou eliminá-los, admitindo suas próprias fraquezas. Amar é abrir espaços, superar os erros, ganhar força para superar frustrações, oferecendo apoio para encorajar cada recomeço. A mágoa e os desapontamentos são parte do amor. É preciso ter cuidado para não julgar e censurar. Devemos compartilhar pensamentos, mesmo os mais íntimos, para encontrar forças que nos levarão a perseguir sempre nossos ideais, nossos sonhos e nossos planos.

Amar é servir de espelho. Buscar refletir traços da personalidade do outro, com uma perspectiva diferente quando preciso. E é nas dificuldades que se revelam os verdadeiros amigos, quando se constata o que, de fato, cada um está disposto a dar de si, para manter o amor e a amizade vivos. Quem ama passa forças positivas, que não cessam nem com a morte. Estas forças continuam a viver conosco, em nosso coração e em nosso pensamento, acompanhando nossos atos, idéias e decisões.

O verdadeiro amigo, o verdadeiro amor, não é substituído. Outros poderão surgir, e viveremos de novo. Mas não tomarão seu lugar, pois fazem parte de nossas mais recônditas riquezas. Em função deles passamos a ter mais o que oferecer, junto a nossos demais relacionamentos atuais e futuros. Mas não nos deixam, não esmaecem com o passar do tempo. Para isso, necessário viver com intensidade, entregando-se e envolvendo-se, sem perder de vista que o amor e a amizade, quando verdadeiros, respeitam e valorizam a dignidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário